Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Rio Grande do Sul anunciou para esta quarta-feira (17) o recebimento de mais 318 mil doses de vacinas contra o coronavírus enviadas pelo Ministério da Saúde. De acordo com o governo gaúcho, o lote deve ser desembarcado no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Zona Norte de Porto Alegre, por volta das 9h.
Desta vez, a remessa é a Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria, no Brasil, com o Instituto Butantan, de São Paulo. A medida deve contribuir para o avanço da campanha no Estado.
Trata-se de um dos dois imunizantes contra a Covid disponíveis no País – o outro é a vacina britânica de Oxford-Astrazeneca, cuja elaboração nacional conta com o envolvimento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro. Ambos são aplicados em ciclo de duas injeções, com intervalos específicos entre cada dose conforme o produto.
Conforme o Painel de Vacinas, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul já recebeu do governo federal um total de 1,28 milhão de doses de um ou outro produto – a maioria dos lotes abrange, até agora, a Coronavac.
As ampolas são distribuídas para as Coordenadorias Regionais do órgão, que por sua vez repassam as respectivas cotas para cada um dos 497 municípios gaúchos, com base em critérios proporcionais.
O público-alvo ainda está restrito à população idosa, profissionais de saúde a e integrantes de outros segmentos prioritários, como moradores de comunidades indígenas ou quilombolas.
Até o final da manhã desta terça-feira (16), já haviam sido realizados pelo menos 624.145 procedimentos em primeira dose de imunizante Coronavac ou Oxford no Rio Grande do Sul. Já a segunda injeção contemplou 218.885 habitantes do Estado. O total é de 843.030 aplicações, número sujeito a revisão constante.
Respiradores
Em reunião com representantes do setor nos Estados, o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Franco Duarte, anunciou o envio de mais 56 respiradores artificiais para hospitais do Rio Grande do Sul.
Os equipamentos devem permitir o aumento da rede gaúcha de leitos de terapia intensiva no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a um pedido encaminhado pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
Esse novo lote se somará aos 40 respiradores do tipo “beira-leito” que chegaram a Porto Alegre nesta terça-feira (16) e que já eram aguardados pelo governo gaúcho. A distribuição aos hospitais gaúchos está prevista para os próximos dias.
Durante a reunião, também foi informado que o Ministério publicará, em breve, um novo tipo de custeio, desta vez para as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Todas as que contam com suporte ventilatório poderão pleitear habilitação para o pagamento de diária de R$ 478, relativa a cada leito com respirador que esteja em funcionamento.
Fonte: Jornal O Sul