Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Insatisfeito com o Governo Federal que não atende às demandas da classe trabalhadora dos produtores rurais, segundo o movimento, o SOS Agro RS está articulando um dia de luto, nesta sexta-feira (16), pelas dificuldades enfrentadas pela agropecuária gaúcha devido ao endividamento. “Por uma hora, na sexta-feira, o comércio de todo o Rio Grande do Sul vai fechar”, disse a produtora rural Graziele de Camargo, depois de participar de audiência na Câmara dos Deputados e participar também de reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na última terça-feira (13), e no Ministério da Fazenda, em Brasília.
Os produtores rurais seguem mobilizados em diversos municípios no Rio Grande do Sul. Nos últimos dias foram usados tratores nas rodovias federais, nas entradas das cidades e em outros locais para chamar a atenção ao problema do agronegócio.
Na manhã desta quinta-feira (15), às 10h41, a pista da BR-116, km 468, em São Lourenço do Sul, estava totalmente bloqueada em ambos os sentidos, próximo à ponte sobre Arroio Passo do Pinto, devido à manifestação com tratores. O bloqueio está sendo realizado a cada 10 minutos no sistema ”pare e siga”. Equipes da Ecosul e PRF acompanham no local.
Em São Lourenço do Sul, no km 468 da BR-116, já havia tido bloqueio com tratores na manhã de quarta-feira (14). O bloqueio aconteceu a cada 15 minutos, no sistema “Pare e Siga”. Na tarde de segunda-feira (12), os tratores tomaram as ruas do Centro Histórico de Pelotas em apoio ao movimento SOS Agro RS, na terça-feira (13), os produtores se reuniram no Mercado Público para assistirem uma audiência. No domingo (11), Dia dos Pais, houve manifestação com tratores na BR-116, na esquina de Tapes. Em Camaquã e outros municípios da região Costa Doce, os produtores rurais também estão engajados na causa. A orientação agora é para deslocar tratores e outras máquinas para a área urbana das cidades.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou na última terça-feira a prorrogação da moratória para dívidas rurais acumuladas pelos agricultores gaúchos desde 2021 até 15 de setembro e articulação com o Congresso para aprovar projeto que retira as restrições bancárias aos produtores negativados. Mas isso depende ainda de outros trâmites.
Fonte: Juares da Luz, Redação/Blog do Juares