Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sábado é Dia D de vacinação contra sarampo

O Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo acontece neste sábado, em todo o Brasil, para a atualização da caderneta de vacinação na faixa etária entre cinco e 19 anos. O atendimento terá atendimento exclusivo para o público-alvo. A campanha tem previsão de término em 13 de março.

Em Porto Alegre, 33 locais de vacinação estarão abertos para imunização, em todas as regiões da cidade. A intenção da campanha nacional é atualizar a caderneta de quem não fez nenhuma dose da vacina ou realizou apenas uma. Até os 29 anos, o esquema vacinal é duas doses da tríplice viral. Na primeira semana da campanha, 1.709 pessoas avaliaram a condição vacinal em unidades de saúde. Dessas, 408 precisaram de uma dose para completar o esquema. Os dados são parciais, até quinta-feira, 13, e estão sujeitos à revisão.

Desde 2018, Porto Alegre registra casos de sarampo, em especial em adultos jovens. O médico Juarez Cunha ressalta a importância da imunização. “O sarampo é uma doença altamente contagiosa. Uma pessoa doente pode infectar de 12 a 18 pessoas, e a vacina é a única forma de prevenção”, resume.

De acordo com o Boletim Informativo divulgado no final dessa quinta-feira, pela Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Saúde, até 8 de fevereiro foram notificadas 11 suspeitas da doença em Porto Alegre. Oito casos foram descartados, um foi confirmado e dois seguem em investigação. O caso confirmado é de um jovem na faixa dos 20 a 29 anos não vacinado. No mesmo período de 2019, uma notificação de suspeita foi feita, sem confirmação de caso.

Em 2019, no total, foram notificados 87 casos suspeitos de sarampo. Desses, 63 foram descartados, 22 confirmados e dois seguem aguardando resultado de exame. Dos 22 casos, 16 eram de pessoas sem registro de vacinação contra o sarampo, dois tinham esquema incompleto, com uma dose feita, e quatro tinham esquema completo, com doses feitas na infância.

Rio de Janeiro

Nessa sexta-feira, o estado do Rio de Janeiro anunciou o primeiro óbito, em um século, por sarampo. A vítima é um bebê de oito meses que morreu no dia 6 de janeiro em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

A secretaria também atualizou os números de casos registrados no Rio. Foram 20 em 2018 e 333 no ano passado. Somente este ano, 189 pessoas já contraíram a doença. Antes dos registros mais recentes, há pelo menos uma década a doença era considerada erradicada no Rio.

 

Fonte: Foto: Alina Souza, Correio do Povo

Deixe seu comentário: