Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O número de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto em Porto Alegre relacionados à Covid-19 representava, na tarde desta quarta-feira, 38,48% do total de internações. Dos 595 pacientes em UTIs adulto da Capital, 229 estavam com diagnóstico positivo (190) ou tinham suspeitas da doença (39). A taxa de ocupação era de 82,30%.
Os dois hospitais referência para atendimento de pacientes com a Covid-19, que são o Hospital de Clínicas e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, atendem 110 pacientes confirmados ou suspeitos, o que representa 48,03% das internações, praticamente metade do total. Na tarde de hoje estavam internados no Conceição um suspeito e 39 confirmados. A taxa de ocupação na UTI adulto no hospital era de 92%, dos 75 leitos operacionais, 69 estavam ocupados.
Conforme o diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Francisco Paz, a ocupação está acima de 90% na UTI Covid há quase 10 dias. “Essa situação tem estado elevada nos últimos dias e a demanda continua alta, nossa triagem e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) continuam recebendo bastante demanda, estamos muito tensos e aflitos com tudo isso”, destacou.
O Conceição agora, conforme Paz, resolveu suspender todos os atendimentos eletivos, mantendo somente aqueles que são estritamente necessários. “Suspendemos visitas para evitar que haja um maior fluxo de pessoas e consequentemente maior circulação do vírus dentro das dependências e assim vamos levando”, definiu.
A expectativa é que a situação se mantenha no mesmo nível nos próximos dias. “Na semana passada tivemos dias de ocupação em 100%, agora estamos mais próximos dos 90%, mas esperamos que nas próximas duas semanas isso melhore, esperamos começar a enxergar no cotidiano as consequências do maior distanciamento, esperamos realmente que isso aconteça”, declarou.
O Conceição tem 44 leitos de UTI adulto destinados ao atendimento exclusivo de pacientes com a Covid-19 e nas enfermarias são 84, para casos suspeitos e confirmados. “A ampliação dos leitos covid foi calculada para ser bem na hora, porque aumentamos na hora que houve a necessidade, isso tudo no sentido de manter o hospital funcionando normalmente para atender a demanda, que é nova. A impressão que temos é que vamos conseguir passar por essa fase, acho que estamos no pico aqui no Estado, mas vamos ver o resultado do distanciamento social”, disse.
Há poucos dias, de acordo com Paz, foi implementada uma tecnologia de exames que permite fazer um fluxo mais rápido para tirar a dúvida sobre os casos suspeitos da Covid-19. “Isso permite que a gente possa manejar os pacientes e as ocupações de uma forma mais efetiva”, explicou.
Fonte: Foto: Ricardo Giusti, Jessica Hübler, Correio do Povo