Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Com informações de Christian Bueller
A prefeitura de Porto Alegre confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso do novo coronavírus na capital gaúcha. A paciente é uma mulher, de 54 anos, que retornou de Bergamo, na Itália, no último final de semana. Ela fez exame nessa segunda e o resultado foi confirmado nessa terça pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Em entrevista coletiva, o prefeito Nelson Marchezan Júnior detalhou o caso. Disse que a paciente passou cerca de 40 dias na Itália e retornou no dia 6 de março. Os sintomas apareceram no dia 7: febre, dor no corpo, fraqueza e tosse. Ela, então, entrou em contato com a vigilância para informar da situação e marcou uma coleta domiciliar para a segunda. O teste positivo para a Covid-19 foi informado a ela ontem.
De acordo com o prefeito, a filha da mulher, de 34 anos, esteve na viagem e começou a apresentar sintomas no dia 9 de março. A coleta de amostras para teste do coronavírus em domicílio foi marcada para esta quarta-feira. Além dela, um casal que teve contato com a família será investigado. Eles apresentam febre, dor de garganta, cefaleia e coriza. A equipe de vigilância recolherá amostras também hoje.
“Esse primeiro caso talvez seja emblemático do procedimento correto que deve ser feito. Entrar em contanto com a vigilância para marcar a coleta e evitar circular pela rua”, afirmou Marchezan.
Este é o segundo caso do Covid-19 no Rio Grande do Sul. Ontem, foi registrado um paciente com a doença em Campo Bom. Um homem, vindo da Itália, foi diagnosticado no Vale do Sinos. Com 60 anos, ele retornou do país europeu no dia 23 de fevereiro. A partir daí, apresentou sintomas e foi encaminhado para o isolamento domiciliar.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de Campo Bom, Suzana Ambros, o homem é monitorado constantemente e não apresentou nenhum problema respiratório.
Com a confirmação do primeiro caso de Covid -19, Porto Alegre avança para a segunda etapa do seu plano de escalonamento, nomeada “Primeiro caso confirmado de viajante”. Nesta fase está prevista a busca ativa às pessoas que fizeram contato com o paciente e, se indicada, internação em hospital de retaguarda conforme protocolo. Também devem ser intensificadas as ações de comunicação sobre etiqueta respiratória.
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:
• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel
• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir
• evitar aglomerações se estiver doente
• manter os ambientes bem ventilados
• não compartilhar objetos pessoais.
Fonte: Correio do Povo