Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Após a confirmação de casos da variante do coronavírus conhecida como “Ômicron” (proveniente da África do Sul) em diversos países, a prefeitura de Porto Alegre vai retomar a oferta de testes RT-PCR no Aeroporto Internacional Salgado Filho. O serviço estará disponível para os habitantes da capital gaúcha que retornam de viagem ou forasteiros em visita de pelo menos quatro dias.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a expectativa é de retomada do protocolo ainda nesta semana. Todos os casos positivos serão encaminhados para estudo de análise genômica, a fim se apontar eventual circulação local da nova cepa.
De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, a ideia é manter uma vigilância de grande necessidade no atual momento:
“A ômicron tem revelado um ritmo de transmissão alto, similar a de outras variantes, como a Delta. Por isso estamos atentos e precisamos reforçar os cuidados”. Até o momento, entretanto não há casos da nova variante confirmados no Brasil, nem casos de óbitos a ela associados no mundo.
Como funciona
O teste deverá ser realizado dentro de até sete dias após o desembarque. Para realizar o exame, o passageiro deverá preencher o Formulário de Retorno do Viajante.
Os resultados serão divulgados em até 24 horas. Em caso positivo, o passageiro irá receber, por e-mail, as instruções para isolamento domiciliar, bem como os locais de acesso aos serviços de urgência da cidade e as unidades de saúde mais próximas do endereço informado.
Os viajantes com resultado negativo também receberão, via e-mail, orientações para prevenir o contágio por coronavírus, como medidas de higiene e proteção individual.
Após o preenchimento do formulário, o passageiro receberá, por e-mail, as instruções para a realização da coleta, e deverá procurar o laboratório indicado portando os seguintes documentos originais:
– Documento de identificação oficial com foto e CPF (RG, carteira de motorista, passaporte ou outro documento oficial).
– Bilhete aéreo (ou cartão de embarque) com desembarque em Porto Alegre até sete dias antes da data da coleta.
– Para residentes em Porto Alegre: comprovante de residência em seu nome ou declaração simples de residência emitida por terceiros.
– Para visitantes: comprovante de estadia (mínimo de quatro dias) em locais de hospedagem da cidade.
Protocolo sanitário
A primeira experiência de protocolo para testagem de viajantes aéreos em Porto Alegre foi iniciada em 19 de julho, a fim de monitorar a circulação da variante Delta na cidade. Até a sua suspensão, em 18 de outubro, 581 passageiros preencheram o formulário específico.
Desse continente, 195 compareceram ao laboratório indicado pela Secretaria Municipal da Saúde para realização do teste, com confirmação de cinco casos positivos para coronavírus.
Dentre os motivos alegados para a interrupção estão o índice de pessoas com duas doses da vacina ou com esquema de imunização completo e a estabilidade no número de novos casos, bem como em internações hospitalares pela doença. Também pesou na decisão a situação controlada no que se refere à própria transmissão da variante delta.
(Marcello Campos)
Fonte: Foto: Cristine Rochol/PMPA, Redação O Sul