Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O juiz Ham Martins Regis, da Vara Criminal de São Gabriel, na Fronteira Oeste, manteve a prisão preventiva dos três policiais militares denunciados pela morte do jovem Gabriel Marques Cavalheiro, de 18 anos, em agosto de 2022.
Os réus respondem por homicídio triplamente qualificado. Eles estão detidos no Presídio Policial Militar, em Porto Alegre. O trio alega inocência.
Ao analisar o pedido, o magistrado afirmou que não identificou mudança na situação fática nem nos motivos que justificaram a decisão pelo cárcere provisório dos acusados. O processo tramita em segredo de Justiça.
Segundo o juiz, que tomou a decisão na sexta-feira (16), a medida foi fundamentada, em síntese, pela necessidade de garantia da ordem pública, uma vez que os fatores envolvendo o crime traduzem a gravidade da conduta imputada aos acusados, e para assegurar a conveniência da instrução criminal, considerando a possibilidade de contato dos réus com eventuais testemunhas, o que poderia prejudicar a instrução do processo.
Os pedidos de revogação das prisões foram apresentados em audiência realizada na última terça-feira (13). Agora, será dada vista às partes para a apresentação de alegações finais. Em seguida, o processo será encaminhado para decisão do magistrado, que definirá se os réus irão ou não a júri popular.
Caso
Gabriel foi encontrado morto em um açude na localidade de Lava Pés, em 19 de agosto de 2022. A prisão dos policiais foi decretada no dia 23 do mesmo mês. O jovem, de 18 anos, natural de Guaíba, estava em São Gabriel para prestar o serviço militar obrigatório.
Segundo a denúncia do MP, ele foi abordado pelos policiais durante a madrugada e levado em uma viatura até o açude. Depois disso, Gabriel desapareceu. O seu corpo foi encontrado no local alguns dias depois.
As defesas dos brigadianos afirmam que o jovem teria pedido para ser deixado na região por estar procurando a casa de parentes. No boletim de ocorrência, os brigadianos disseram que revistaram o jovem e o liberaram.
Fonte: Foto: Divulgação, Redação O Sul