Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Todas as pomadas para modelar e trançar cabelos tiveram a comercialização proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote desses produtos pode ser comercializado. As substâncias também não devem ser utilizadas por consumidores e profissionais de beleza.
Não há determinação de recolhimento no momento, mas os produtos não podem ser expostos ao consumo ou uso. A Anvisa orientou que até mesmo as pomadas compradas antes da proibição não sejam utilizadas por consumidores e salões de beleza.
De acordo com a Anvisa, a proibição ocorreu após uma avaliação de risco feita em conjunto com o Ministério da Saúde, tendo em vista o aumento do número de casos de “efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto”.
A Anvisa afirmou que, após o uso das pomadas, têm sido relatados casos de perda temporária da visão, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
“Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos”, afirmou a agência reguladora.
Foi marcada para o início da próxima semana uma reunião técnica com o setor produtivo para discutir a regularização dos produtos.
Alerta
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre alertou profissionais que modelam e trançam cabelos, seus clientes e pessoas que utilizam produtos para este fim sobre o risco de intoxicação decorrente dessas substâncias proibidas pela Anvisa.
“A principal preocupação é com pomadas modeladoras e para tranças, além de higienizador de pincéis e escovas”, afirmou a prefeitura.
Fonte: Foto: Reprodução, Redação O Sul