Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na última terça-feira (5), Arambaré teve o decreto de situação de emergência em decorrência da estiagem, principalmente no interior, homologado pelo governador Eduardo Leite. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o município emitiu o decreto municipal no dia 9 de abril, quando os danos por conta da falta de chuvas regulares começaram a ser sentidos pelos moradores, sobretudo, os que residem na zona rural.
A população procurou a Defesa Civil relatando o problema da falta de água potável para o consumo. Então, a partir disso, o Poder Executivo pode deliberar o documento. Com a homologação do decreto feita pelo Estado, o produtor rural arambareense terá mais um reforço para buscar junto ao seu banco um auxílio-indenização a fim de ressarcir parte das perdas nas lavouras, uma das principais fontes de renda no município.
Conforme estimativa da Emater e órgãos municipais competentes, a queda na produção de soja em Arambaré está variando entre 60% a 85%. No entanto, o arroz colhido nas lavouras do município vem sendo vendido até que consideravelmente bem e com uma produção um pouco mais elevada.
Até esta quarta-feira (6), 355 municípios gaúchos decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Desses, 262 tiveram o decreto homologado pelo governo do Estado e 219 reconhecidos pela União.
Fonte: Blog do Juares