Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Durante o pronunciamento do executivo municipal, na tarde desta quarta-feira (15), o secretário da saúde, Fabiano Martins, declarou que Camaquã agora tem apenas oito casos suspeitos do novo coronavírus (covid-19), que estão sendo monitorados. A notícia é boa porque o município já chegou a ter 66 casos suspeitos monitorados.
Segundo o secretário da saúde, no dia 27 de março havia 26 casos monitorados, no dia 4 de abril eram 29 casos monitorados, já no dia 10 de abril foram 14 e hoje (15) baixou para oito casos monitorados.
Há uma coleta no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) aguardando o resultado. No entanto, Camaquã segue sem nenhum caso confirmado de covid-19, divulgado pelas autoridades de saúde.
O que são casos monitorados?
Martins explicou que casos monitorados são procedimentos feitos com pessoas que apresentam a sintomatologia gripal. Elas passam pelo atendimento da Secretaria da Saúde, mas o protocolo do Ministério da Saúde não estabelece que esses casos com sintomatologia leve e moderada façam análise em laboratório, então não é coletado o exame dessas pessoas.
Nesses casos, o monitoramento é feito pela Secretaria da Saúde com as pessoas em suas residências. Uma enfermeira fica ligando a cada 48 horas para essas pessoas e monitora a sintomatologia. Havendo o agravamento do quadro de saúde, o paciente é encaminhado diretamente para o atendimento.
“Acredito que a quarentena e todas as medidas adotadas pelo Poder Executivo foram extremamente essenciais para que nós tivéssemos esses números”, destacou Martins.
O portal de notícias Blog do Juares esteve na coletiva de imprensa. Veja o vídeo na íntegra!
Fonte: Blog do Juares