Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Chuva com raios e trovoadas avança nesta terça-feira pelo Rio Grande do Sul e muda o tempo em todo o território gaúcho no decorrer do dia, conforme a MetSul Meteorologia. A instabilidade já afeta desde o final da segunda-feira parte do estado e se intensificou no Oeste e no Sul gaúcho, como se previa, ao longo da madrugada desta terça-feira.
As rajadas de vento mais fortes observadas até o mesmo horário na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 92 km/h em São Borja, 74 km/h no Chuí, 63 km/h no Chuí e 61 km/h em Jaguarão.
De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva até às 7h desta terça somou 46 mm em Canguçu, 35 mm em Bagé, 27 mm em Jaguarão, 16 mm em Dom Pedrito, 15 mm em Rio Grande, 13 mm em Caçapava do Sul e 12 mm em Pelotas.
Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nas próximas horas e a instabilidade até agora mais concentrada no Oeste e no Sul vai se deslocar para as demais regiões, como a área de Porto Alegre, instabilizando o tempo em quase todo o território gaúcho.
Há possibilidade de chuva moderada a forte em diferentes pontos isolados, não se descartando ainda temporais localizados de vento e queda de granizo. O risco de tempo severo, entretanto, não é alto e qualquer ocorrência de temporal será localizada e com maior risco no Noroeste gaúcho.
Os maiores acumulados de chuva na atuação da instabilidade hoje e amanhã devem se dar em setores do Noroeste, do Oeste e do Sul gaúcho com marcas de 30 mm a 50 mm e isoladamente superiores.
A instabilidade deve enfraquecer e se desorganizar ao se deslocar para Santa Catarina e o Paraná, apesar de que pode ter chuva forte e temporais isolados nesta terça em áreas catarinenses mais próximas do Rio Grande do Sul.
A chuva é consequência de um centro de baixa pressão que atua no momento entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Este sistema deve avançar para o mar no final do dia e amanhã, o que vai permitir a melhora do tempo em grande parte do estado gaúcho na quarta-feira.
Fonte: Foto: Pedro Piegas, Correio do Povo