Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) divulgou nesta terça-feira (8) um balanço das eleições municipais em seções dentro de presídios. Ao todo, 332 detentos de 12 unidades prisionais gaúchas votaram em seções instaladas dentro das penitenciárias de Arroio dos Ratos, Camaquã, Canoas, Erechim, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana.
O time de mesários teve a participação de técnicos superiores penitenciários, agentes penitenciários administrativos, agentes penitenciários e oficiais de justiça, entre outros servidores públicos.
A Constituição Federal de 1988 assegura o direito ao voto a presos provisórios e internos. Entretanto, para que uma seção eleitoral seja instalada em estabelecimentos penais ou casas de internação, é necessário que a unidade tenha no mínimo 20 eleitores aptos a votar.
Em Camaquã, 57 detentos estavam aptos a votar neste ano, primeira eleição da história com urna dentro do presídio estadual localizado no município. No entanto, apenas 43 exerceram seu direito adquirido.
Para prefeito, o resultado foi o seguinte:
Abner Dillmann (PSDB) – 24
Marcos Maranata (PP) – 11
Além dos votos válidos, 5 foram em branco e 3 nulos.
Para Câmara Municipal, 10 vereadores receberam votos, sendo Vitor Azambuja (PP), com 15, e Vinícios Araújo (MDB), com 8, os mais votados. Além de PP e MDB, candidatos do PT, União Brasil e PSDB receberam votos.
Fonte: Foto: Pablo Bierhals/Clic Camaquã. Presídio Estadual de Camaquã,