Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Enio Brandeburski renuncia candidatura a vice-prefeito de Chuvisca

José Enio Brandeburski (PSDB) renunciou a disputa pela prefeitura de Chuvisca. Aos 67 anos, o ex-prefeito do município por dois mandatos (1997-2000 e 2001-2004) era candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Sérgio Oliveira, também do PSDB, com apoio do PSB, partido do atual prefeito Joel Subda.

De acordo com informações disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Enio Brandeburski está inapto a concorrer após apresentar renúncia que já foi homologada pela Justiça Eleitoral. Em documento apresentado, a justificativa para desistência do pleito é “foro íntimo e de saúde”.

Com esta decisão, o partido terá de escolher um novo nome para ser candidato a vice-prefeito.

Contraponto

Conforme apurado pelo jornalismo do Clic Camaquã, o então candidato José Enio Brandeburski recebeu, na última semana, uma intimação (confira aqui) da Juíza da 12ª Zona Eleitoral, Bruna Casagrande Siebeneichler, sobre “Inexistência de registro de hipótese de inelegibilidade a ser examinada pelo órgão julgador”, com prazo de três dias para suprir as irregularidades. Até a última sexta-feira (30), sua candidatura ainda não havia sido deferida no TSE.

O primeiro prefeito da história de Chuvisca já respondeu um processo de improbidade administrativa no passado.

Outros candidatos ao pleito de 2024, e que já responderam processos similares, também receberam a mesma intimação. A candidatura pode ser deferida em caso do documento ser enviado e examinado com conclusão favorável. No entanto, segundo pessoas próximas ao ex-prefeito Enio Brandeburski, o documento não chegou a ser enviado em razão da situação de saúde do então candidato. Há um atestado médico (confira aqui) recomendando sua desistência para os devidos cuidados.

O PSDB de Chuvisca ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Matéria com colaboração da Rádio Educadora Interativa, de Chuvisca.

Fonte: Foto: TSE, Pablo Bierhals, Redação/Clic Camaquã

Deixe seu comentário: