O número de acidentes de trânsito assusta e vem gerando assunto entre os camaquenses nas redes sociais, calçadas da cidade e encontros de família. Só nos últimos 30 dias, de acordo com levantamento do Clic Camaquã, foram mais de 20 acidentes nas ruas da cidade noticiados. O número real pode ser ainda maior.
As ocorrências envolvem carros, motos, carretas e até mesmo ciclistas. Nas últimas 24h, entre quinta (1) e esta sexta-feira (2), ao menos três acidentes foram registrados: um carro colidiu na traseira de um caminhão na avenida José Loureiro da Silva; dois carros se envolveram em acidente no bairro Olaria; e uma ciclista foi atropelada.
Para amenizar os acidentes, o departamento de Trânsito do município vem realizando força-tarefa com instalação de sinalizações, redutores de velocidade e um novo semáforo entre as ruas Cristóvão Gomes de Andrade e Júlio de Castilhos, esquina com histórico de acidente. No mês passado, uma motociclista morreu neste trecho.
este sábado (3), o diretor de Trânsito de Camaquã, Alex Souza, estará presente no programa Controle Geral, da Clic Rádio, para explicar as melhorias e mudanças, além de reforçar a conscientização.
Além dos acidentes nas ruas urbanas do município, o número de ocorrências em rodovia federal e rodovia estadual na região de Camaquã também chama atenção. Em julho, um homem morreu em colisão frontal entre dois carros na ERS-350, entre Chuvisca e Dom Feliciano, municípios vizinhos.
Dicas para Segurança no Trânsito
Segurança
- Respeite os limites de velocidade: Seguir os limites de velocidade ajuda a prevenir acidentes e permite um fluxo de tráfego mais previsível.
- Use o cinto de segurança: Sempre use o cinto de segurança e garanta que todos os passageiros também o façam.
- Não use o celular enquanto dirige: Evite distrações, como usar o celular. Se precisar atender uma chamada ou enviar uma mensagem, pare em um local seguro.
- Mantenha uma distância segura: Mantenha uma distância adequada entre seu veículo e o da frente para ter tempo de reação em caso de emergência.
- Use os sinais corretamente: Sempre use as setas para indicar suas intenções, como virar ou mudar de faixa.
Eficiência
- Planeje sua rota: Verifique o trajeto antes de sair de casa para evitar congestionamentos e escolher o melhor caminho.
- Saia com antecedência: Planeje sair de casa mais cedo para evitar a pressa, o que pode levar a comportamentos de direção mais agressivos.
- Use aplicativos de navegação: Utilize aplicativos como Google Maps ou Waze para obter informações em tempo real sobre o tráfego e possíveis rotas alternativas.
- Mantenha seu veículo em bom estado: Faça a manutenção regular do seu carro para evitar quebras inesperadas e melhorar a eficiência de combustível.
Comportamento
- Seja paciente e cortês: Respeite os outros motoristas, ciclistas e pedestres. A cortesia no trânsito pode evitar conflitos e acidentes.
- Evite comportamentos agressivos: Não dê fechadas, buzinadas excessivas ou outros comportamentos agressivos que possam aumentar o estresse no trânsito.
- Siga as regras de trânsito: Respeite todas as sinalizações e semáforos. A obediência às leis de trânsito é essencial para a segurança de todos.
Sustentabilidade
- Carona solidária: Sempre que possível, ofereça carona para reduzir o número de veículos nas estradas.
- Use transporte público: Considere utilizar o transporte público para diminuir o tráfego e a emissão de poluentes.
- Caminhe ou use a bicicleta: Para distâncias curtas, caminhar ou andar de bicicleta são ótimas opções que também ajudam a reduzir o congestionamento e poluição.
Seguir essas dicas pode ajudar a criar um ambiente de trânsito mais seguro, eficiente e sustentável para todos.
Fonte: Texto: Pablo Bierhals, Foto: Reportagem Clic Camaquã