Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

EPTC alerta pais para risco de transporte irregular na volta às aulas em Porto Alegre

Com o retorno às aulas após as férias de inverno, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre alerta os responsáveis dos alunos para o risco de contratar transportes clandestino para o deslocamento dos estudantes. O transporte escolar, especialmente para crianças e adolescentes, prevê uma série de regras de segurança.

Veículos autorizados para transporte dos estudantes têm um selo de vistoria afixado junto ao para-brisa, que varia de cor conforme a situação do veículo: vermelho significa reprovação (veículo não pode operar); amarelo significa aprovação provisória (pode operar até a data informada no selo) e azul significa aprovação (veículo apto a operar até a próxima vistoria), ou seja, está em condições de transportar os alunos.

Os transportadores regulamentados nas instituições de ensino e os prefixos que estão em dia com as determinações podem ser consultados no site da EPTC (consulta por escola e consulta por prefixo). Para reclamações ou denúncias, fone 118 ou pelo e-mail fiscalizacaoescolar@eptc.prefpoa.com.br.

A EPTC divulgou dicas para, pais e crianças, com o intuito de garantir a segurança dos alunos:

– Verifique se o veículo que efetua o transporte de escolares tem a padronagem regulamentar e se seu motorista tem a Carteira de Identidade de Condutor, a autorização para dirigir veículo escolar;
– Confira se o veículo está com a vistoria em dia, isso garante a segurança de todos, inclusive a do seu filho;
– Verifique a higiene do veículo;
– Converse com seu filho e verifique se o transporte está sendo feito de maneira correta;
– Todo veículo escolar possui um tacógrafo, para poder controlar e verificar sua velocidade.
– Use sempre o cinto de segurança;
– Desembarque sempre na calçada;
– Evite brincadeiras dentro do veículo que possam tirar a atenção do motorista. No trânsito é preciso atenção total para evitar acidentes.

Fonte: Foto: Divulgação/PMPA, Redação O Sul

Deixe seu comentário: