Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Prefeitura de Porto Alegre estuda apresentar em breve um projeto proibindo o consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas da cidade. A medida foi defendida e explicada pelo secretário municipal da Segurança, Rafael Oliveira, em entrevista à Rádio Guaíba na tarde desta terça-feira.
A ser debatido e encaminhado à Câmara, o projeto valeria a toda a Capital, mas seu foco principal visa conter transtornos na Cidade Baixa. “Os moradores não aguentam mais. As pessoas fazendo baderna devido ao alto estado alcoólico”, afirmou o secretário. “Estamos utilizando o foco da Cidade Baixa, que é a hemorragia para ser estancada com urgência.”
De acordo com ele, seria inviável apresentar um projeto de lei restringindo o consumo de bebida em apenas um determinado bairro, por isso o alcance seria em todo o território porto-alegrense.
O secretário argumentou que a eventual lei não chega a ser uma novidade. Ele citou que alguns dos estados dos Estados Unidos, o Chile e a cidade de Passo Fundo vedam o consumo de bebida alcoólica em suas ruas e avenidas. De acordo com Oliveira, autoridades de segurança já manifestaram apoio à iniciativa, que ainda deverá passar por discussões internas na Prefeitura antes de ser encaminhado ao Legislativo.
Ao defender a proposta, Oliveira enfatizou que o texto iria ajudar a desafogar o policiamento ostensivo, que passaria a focar nos médios e grandes delitos: “Náo dá para ser babá de bebum”, afirmou. Em caso de descumprimento, o secretário adiantou que irá sugerir multa de R$ 500, dobrando de valor em caso de reincidência.
Fonte: Correio do Povo