Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (1º) que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat para combater o surto de varíola dos macacos.
“O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS [Organização Pan-Americana da Saúde], o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, disse Queiroga, sem citar a data para o envio do medicamento ao País.
Uma pesquisa publicada na revista científica britânica The Lancet Infectious Diseases apontou que o tecovirimat se mostrou promissor em reduzir a duração dos sintomas e o tempo em que pacientes com a varíola dos macacos são capazes de infectar outras pessoas.
O Brasil registra cerca de 1,4 mil casos confirmados de varíola dos macacos. A doença é causada pelo vírus monkeypox. A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.
Sintomas
Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios inchados, calafrios e exaustão. Dentro de um a três dias após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.
O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. Essas medidas também evitam a infecção pela Covid-19.
Fonte: Foto: Reprodução, Redação O Sul