Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Devido às chuvas volumosas, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu nesta terça-feira (3) um novo alerta de risco hidrometeorológico para o Estado. A previsão é de rajadas de ventos de até 90km/h e risco de transbordamento de alguns rios. Segundo o órgão, todas as equipes das nove Coordenadorias Regionais estão em alerta máximo monitorando a situação dos rios para prestar auxílio aos municípios.
No Estado, conforme a Defesa Civil, 2.633 pessoas deixaram suas casas desde o início das enchentes.
A ocorrência do maior volume de chuvas está entre a Serra Gaúcha e o Litoral Norte. No Litoral, a previsão de rajadas de vento com intensidade moderada a forte deixa o mar agitado e com risco de ressaca.
Em relação aos rios, o principal alerta segue para a região dos Vales. Os rios Taquari, Sinos, Caí, Jacuí, Gravataí e Lago Guaíba estão em atenção em função da elevação nos níveis das águas. Em Alegrete, o rio Ibirapuitã está em 9,7 metros (nível acima da cota de inundação), mas em declínio e sem previsão de volumes significativos. O rio Quaraí está com os níveis estáveis, abaixo da cota de inundação.
A Defesa Civil Estadual informa que segue prestando suporte técnico aos moradores das comunidades ribeirinhas e as prefeituras. Até o momento, já foram entregues três mil metros quadrados de lonas, cestas básicas, cobertores e materiais de higiene e limpeza.
Segundo a Defesa Civil, a situação do tempo segue sendo monitorada, em conjunto com a Sala de Situação, em regime de 24 horas.
Orientações da Defesa Civil
• Em caso de emergência, ligue 190 ou 193
• A população gaúcha pode receber gratuitamente os avisos e alertas da Defesa Civil Estadual direto no celular. O serviço de SMS 40199 tem como intuito enviar alertas sobre a possibilidade de desastres como temporais, deslizamentos e inundações. O serviço é gratuito.
Confira o passo a passo
1. Você deve identificar no seu celular a opção SMS
2. No destinatário digite o número 40199
3. Digite o CEP do seu endereço. Pode ser de casa, do seu trabalho ou do seu trajeto
4. Você pode cadastrar quantos CEPs você quiser
5. Você já está cadastrado
Rio Taquari chega a 19 metros
Com as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (2), o Rio Taquari começou a transbordar na manhã desta terça-feira (3). Em Lajeado, a Defesa Civil aponta que ao menos 26 famílias já deixaram as suas casas e cinco estão desalojadas. Em cinco caminhões disponibilizados pela prefeitura, as primeiras pessoas se deslocaram para casa de familiares. Pela manhã, o rio chegou a 19 metros, nível considerado o marco de início da inundação.
O município ofereceu a estrutura do ginásio do Parque do Imigrante para receber os primeiros desabrigados. O local serviu de abrigo também durante as grandes enchentes que atingiram a cidade em julho de 2020, quando mais de duas mil pessoas tiveram que sair de casa.
Fonte: Foto: Reprodução, Redação O Sul