Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Uso de máscara ao ar livre deixa de ser obrigatório no Rio Grande do Sul

O governo gaúcho decidiu tornar opcional em todo o Rio Grande do Sul o uso de máscara de proteção contra o coronavírus nos ambientes ao ar livre. Já em espaços fechados, o acessório continuará obrigatório. O decreto estadual que oficializa o afrouxamento da regra sanitária deve ser publicado nesta quarta-feira (16).

A deliberação do Executivo teve por base uma recomendação do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia de Covid. Apesar da flexibilização, os técnicos ressaltam que o quadro epidemiológico ainda exige esforços para evitar contágio.

Por esse motivo, continua a recomendar o uso de máscara mesmo em locais abertos, sobretudo para pessoas com comorbidades ou que estejam apresentando sintomas gripais. A mesma orientação vale para ambientes abertos durante situações de risco ampliado, como como shows e partidas de futebol em estádios.

Monitoramento

O Palácio Piratini também optou por não emitir Alertas ou Avisos no âmbito do Sistema 3As de Monitoramento, após a análise dos dados estatísticos relativos à situação da pandemia em território gaúcho.

Na última semana, a média móvel de casos confirmados apresentava estabilidade, variando em 5%, com incidência de 279 testes positivos para cada 100 mil habitantes no período de sete dias.

Já a internação de pacientes com suspeita ou confirmação de contágio pelo coronavírus diminuiu em 276 pacientes, sendo a queda de 205 em leitos clínicos e de 71 em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

Em relação à média móvel de sete dias, a redução de pacientes em leitos clínicos é 27,1% e de 18,6 % em UTI. A taxa atual de ocupação nas unidades de terapia intensiva está em aproximadamente 60%.

Nos últimos sete dias, foram registrados 223 óbitos por covid, com média de 31,9 desfechos fatais por dia. Isso representa estabilidade, com variação de -1,3% na semana.

Flexibilização nacional

Embora não faltem especialistas a julgar prematuro esse afrouxamento, governantes têm alegado que o avanço da vacinação e o menor número de casos tornam seguro às pessoas deixar de lado o acessório, ao menos na rua e em outros ambientes externos.

Ao menos 12 dos 27 Estados brasileiros (incluindo o Distrito Federal) já flexibilizaram suas regras de uso de máscaras de proteção contra o coronavírus, autorizando prefeituras locais a seguirem o mesmo caminho. Além do Rio Grande do Sul, estão na lista:

Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Estados como Paraná e Bahia já informaram que novas normas serão anunciadas em breve, desde que as mortes e outros indicadores da doença continuem em queda.

Fonte: Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil, Redação O Sul 

Deixe seu comentário: